MultiBiCoS - Multi / bilinguismo, Cognição e Sociedade

Coordenadora: Samara S. Almeida Ruas

O grupo tem como objetivo realizar estudos em desenvolvimento linguístico não-monolíngue (L2, L3, 2L1, língua de herança), observando aspectos sintáticos e de interface, psicolinguísticos e sociolinguísticos, assim como cognitivos gerais, em diferentes contextos sociais e culturais (como de contato linguístico, p. ex.  o portunhol de fronteira), especialmente, na América Latina. Pretende construir um corpo de pesquisa multidisciplinar, entre outros fins, para: (i) compreender o desenvolvimento linguístico multi / bilíngue (sentido amplo) em diferentes configurações que envolvam o português brasileiro; e (ii) propor abordagens de educação  multi / bilíngue e intervenção pedagógica com base nas evidências empíricas do desenvolvimento. Metodologia: predominantemente experimental; uso de plataformas e softwares; análise quantitativa (estatística) e qualitativa de dados.