
(1) Educação, linguagem e interculturalidade (CNPQ/ANPOLL) – Vice-líder
(2) Inglês como língua franca: crítica, atitude e identidade (CNPQ) – Líder
(1) 2009 – 2012
(2) 2009 – 2012
Graduação:
(1) Mucha gente no sabe what Spanglish is: o 'espanglês' como veículo de (in)sensibilização intercultural na mídia americana, de Luisa Damulakis Sanches Ferreira. (Concluído)
(2) Which English pleases your ear? An attitude study of accents in times of English as lingua franca, de Juliana Souza da Silva. (Concluído)
Pós-graduação (mestrado)
(1) Yes, nós temos Chiclete com Banana e BA-VI não é football: o diálogo intercultural nas aulas de inglês como língua franca, de Kelly Barros. (Em andamento)
(2) O livro didático chegou à escola: E agora, professor?, de Íris Maria Fortunato. (Em andamento)
(3) Cadê o mundo no livro de inglês: Um estudo exploratório sobre o insumo oral de uma série didática global de língua inglesa à luz do paradigma de “World Englishes”, de Lygia Almeida Ferraz. (Em andamento)
(4) “Pra que estudar inglês se não vou para os estados unidos?” Um estudo sobre atitudes dos alunos em relação à aprendizagem do inglês na escola pública, de Flávius Almeida dos Anjos. (Em andamento)
(5) Monitores educacionais: a tecnologia nas aulas de língua inglesa da escola pública da Bahia, de Roberta Pereira Peixoto. (Em andamento)
Vice-chefe do DLG, Titular do DLG no Colegiado 401
Suplente do DLG no Colegiado de Biblioteconomia
Núcleo de Extensão do Departamento de Letras Germânicas (NELG): Co-coordenador pedagógico do setor de língua inglesa.
Projeto Marco Zero – UFBA/NELG/Petrobras, coordenador da área de ensino de língua inglesa
1. Publicação de tese em Projeto TELA
SIQUEIRA, D. S. P. O inglês como língua internacional: Por uma pedagogia intercultural crítica (Tese de Doutorado-PPGLL-ILUFBA). In: LEFFA, V. J. (Org.). TELA (Textos em Linguística Aplicada), Vol. 4. Pelotas, RG: EDUCAT, 2009, em DVD-ROM, ISBN: 978-85-7590-126-7.
2. Artigos publicados
SIQUEIRA, D. S. P. Como abordar questões ideológicas nas aulas de línguas estrangeiras. In: LIMA, D. C. de. (Org.). Ensino e aprendizagem de língua inglesa: conversas com especialistas. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, p.79-92.
SIQUEIRA, D. S. P. A dor e a delícia de se aprender língua estrangeira. In: LIMA, D. C. de. (Org.). Aprendizagem de língua inglesa: histórias refletidas. Vitória da Conquista, BA: UESB Editora, 2010, p.19-32.
SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como língua internacional: por uma pedagogia intercultural crítica. In: SILVA, K. A. da. (Org.). Ensinar e aprender línguas na contemporaneidade: linhas e entrelinhas. Campinas, SP: Pontes, 2010, p.25-52.
SIQUEIRA, D. S. P. O papel do professor na desconstrução do ‘mundo plástico’ do livro didático de língua estrangeira. In: ASSIS-PETERSON, A. A.; BARROS, S. M. (Org.). Formação crítica de professores de línguas: desejos e possibilidades. São Carlos (SP): Pedro & João Editores, 2010, p.225-253.
SIQUEIRA, D. S. P. Estimulando a democratização e desmistificação de novas tecnologias no ensino de línguas estrangeiras. In: MOTA, K.; SCHEYERL, D. (Org.). Recortes interculturais na sala de aula de línguas estrangeiras. 2ª Edição. Salvador: EDUFBA, 2010, p.265-299.
SIQUEIRA, D. S. P.; SCHEYERL, D. Prefácio. In: SANTOS; P.; ALVAREZ, M. L. O. (Org.). Língua e cultura no contexto de português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010, p.7-10.
SIQUEIRA, D. S. P. O ensino de inglês na escola pública: do professor postiço ao professor mudo, chegando ao professor crítico-reflexivo. In: LIMA, D. C. de. (Org.). Ensinar inglês em escolas públicas não funciona?: uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola, 2011, p.93-110.
SIQUEIRA, D. S. P. Inglês como língua franca: o desafio de ensinar um idioma desterritorializado. In: GIMENEZ, T.; CALVO, L. C. S.; EL KADRI, M. S. Inglês como língua franca: ensino-aprendizagem e formação de professores. Campinas, SP: Pontes Editores, 2001, p.87-115.
3. Artigos no prelo
SIQUEIRA, D. S. P. World Englishes, World English, inglês como língua internacional, inglês como língua franca: afinal, qual é o nosso inglês? In: LAGARES, X.; C.; BAGNO, M. (Org.). Políticas da norma e conflitos linguísticos. São Paulo: Parábola. (No prelo)
SIQUEIRA, D. S. P. Diversidade, linguagem e ensino: os desafios e compromissos que aguardam o profissional de Letras contemporâneo. In: COSTA-HÜBES, T. da C. (Org.). Diversidade, ensino e linguagem. Cascavel, PR: EDUNIOESTE. (No prelo)
SIQUEIRA, D. S. P. Se o inglês está no mundo, cadê o mundo no livro didático de inglês? In: SCHEYERL, D; SIQUEIRA, D. S. P. (Org.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador, EDUFBA. (No prelo)
4. Organizações
SCHEYERL, D.; SIQUEIRA, D. S. P. (Org.). Materiais didáticos para o ensino de línguas na contemporaneidade: contestações e proposições. Salvador: EDUFBA. (Em andamento)